ENEM não é loteria
By Cláudio

ENEM não é loteria

Compartilhe

 Todos os anos milhões de estudantes tiram dois domingos para se debruçarem em dezenas de perguntas das provas do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). Os melhores classificados ocupam as vagas das universidades públicas e conseguem as melhores bolsas das universidades particulares através do programa PRO-UNI (Programa Universidade para Todos do governo federal).

Segundo várias pessoas que já submeteram a este exame, as provas possuem um nível elevado de dificuldades e requerem um preparo físico, emocional e mental dignos de um “maratonista”.

Infelizmente, muitos estudantes que se submetem a este processo seletivo não se preparam para o mesmo. Eles ficam o ano todo nos videogames, celulares, computadores e muito pouco tempo sobre os livros.

Para piorar ainda mais, os pais fazem “vista grossa” para esta realidade e financiam as provas do ENEM para seus filhinhos tentarem a sorte na loteria do ENEM. Investem em cursinhos e nada de dedicação e empenho dos que deveriam ser os mais interessados.

Não consigo entender esta lógica. Como um jovem fica dois domingos olhando para uma prova sem saber o que fazer e depois joga a sorte na loteria do gabarito. Alguém tem que falar para os pais e para os estudantes que ENEM não é loteria. É um exame caro que gasta milhões de reais de dinheiro público e que para pontuar tem que estudar.

Pensem nisto, por favor!

Cláudio Martins Nogueira – Psicólogo Clínico

  • No Comments
  • Fevereiro 21, 2021
× Como posso te ajudar?