Cuida do mais importante
By Cláudio

Cuida do mais importante

Compartilhe

Certa vez, um jovem recebeu do rei a tarefa de levar uma carta e alguns diamantes a outro rei, de uma terra distante.

Para a viagem, recebeu o melhor cavalo do reino. “Cuida do mais importante e cumprirás a tua missão”, disse o rei ao se despedir.

O rapaz preparou seu alforje. Escondeu a carta na bainha da calça e colocou as pedras numa bolsa de couro amarrada na cintura, por baixo das vestes.

Pela manhã bem cedo, sumiu no horizonte. Ele não queria falhar em nada, a fim de que todo o reino soubesse que era um nobre e valente rapaz, pronto para desposar a princesa. Aliás, esse era o seu sonho, e parecia que a princesa correspondia às suas esperanças.

Para cumprir rapidamente a tarefa, por vezes deixava a estrada e pegava atalhos que sacrificavam sua montaria. Essa forma exigia o máximo do animal. Quando parava em uma estalagem, deixava o cavalo ao relento, não lhe tirava a sela nem a carga, tampouco se preocupava em lhe dar de beber ou comer. Com o passar dos dias, o cavalo caiu morto na estrada.

O jovem seguiu o caminho a pé. Depois de algum tempo, ficou exausto e deixou pelo caminho tudo o que levava, menos a mensagem e os diamantes, pois se lembrava da recomendação do rei: “Cuida do mais importante”. Assim, conseguiu chegar ao destinatário, o rei. Este recebeu as pedras de diamante e a carta que dizia o seguinte:

“Ao meu irmão, rei da terra do Norte. O jovem que te envio é candidato a casar-se com minha filha. Esta jornada é um teste. Dei a ele alguns diamantes e um bom cavalo. Recomendei que cuidasse do mais importante. Faz-me, portanto, a gentileza de verificar o estado do cavalo. Se ele cuidou bem do animal, saberei que cuidará bem da minha filha e dos demais cidadãos. Se, porém, ele sacrificou o animal e cuidou só das pedras, não será um bom marido nem rei, pois terá olhos apenas para o tesouro do reino e não dará importância à rainha nem àqueles que o servem”. Os seres vivos são mais importantes que os minerais, mesmo que sejam diamantes. Todos os seres vivos: Os vegetais, os animais e principalmente o homem.
Autor desconhecido

  • No Comments
  • Março 4, 2018

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

× Como posso te ajudar?