É o nome popular de um grupo de plantas de origem asiática cujo nome científico é Canábis. Todas as plantas deste grupo possuem canabinóis, substâncias químicas responsáveis por efeitos psicotrópicos. O principal canabinol é o THC ( Tetrahidrocanabinol ) . A Canabis pode ser feminina ou masculina. A feminina possui maior concentração de THC.
Existem basicamente três espécies de maconha:
A maconha é preparada de várias formas:
OBS: 1) Atualmente, os produtores desta droga conseguiram uma maconha para ser fumada com uma concentração de até 28% de THC, através de técnicas de laboratório.
2) Devido as características naturais da maconha em “mofar” muito rápido, os seus produtores misturam mel, Whisky, conhaque, amônia ou até mesmo urina para “curtir” a maconha.
HAXIXE: obtida através das flores femininas secas e das folhas com bastante resina. ( Teor de THC até 8% ).
A composição química da maconha consiste em 421 produtos diferentes com variadas combinações químicas, dificultando os estudos sobre seus efeitos no organismo.
Além dessas substâncias naturais da maconha, a droga vendida nas ruas muitas vezes é misturada com várias impurezas ( orégano, capim- do- mato, folha de chuchu seca, excremento de animais, etc.) Aumentando os danos à saúde humana.
Já foram identificadas mais de 150 componentes da fumaça da maconha, um deles, o Benzopireno, atualmente cancerígeno, tem 70% a mais do que no cigarro de tabaco.
Extraído da Cartilha “MACONHA, BASEADO DE ILUSÕES”.
Autor: Cláudio Martins Nogueira