O que fazer com a preguiça?
By Cláudio

O que fazer com a preguiça?

Compartilhe

 

Todos os pais em algum momento já pararam para pensar em relação à preguiça dos seus filhos e cônjuges. Não é raro o rótulo de preguiçoso ser coloca ainda lá na primeira infância. Ao longo do tempo isto vai se tornando uma realidade a tal ponto que é consenso entre todas as pessoas que convivem com o dito preguiçoso.

Ao longo da vida comecei a perceber que não existem pessoas preguiçosas, existem sim, pessoas desmotivadas para determinadas coisas. Isto é fácil de perceber quando um jovem recusa a ajudar nos serviços domésticos e, quando vai organizar uma festa com seus colegas trabalha igual um “burro de carga”. Fica aqui uma pergunta que não quer calar: por que ele esta motivado para uma coisa e não para outras?

Várias explicações podem ser dadas, porém algumas para mim são claras:

1 – O jovem não foi acostumado a fazer serviços domésticos. Na cabeça dele isto é obrigação dos pais, especialmente das mães. Ele aprendeu a ser servido pelos pais e, o pior, quem ensinou isto para eles foram os pais.

2 – O jovem recebe influência da cultura do prazer sem medida. Trabalhar para ele é um fardo. Mas ficar duas noites “viradas na balada” usando álcool e outras drogas sem dormir não é nenhum sacrifício. Pra que trabalhar se meus pais “financiam” minhas festas.

Diante desta realidade cabe aos pais procurarem ajuda. Não adianta ficar reclamando e xingando os filhos. Devemos gastar nossas energias em busca da solução. Se a situação estiver fora do controle, um tratamento psicológico pode ajudar.

  • No Comments
  • Março 27, 2018

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

× Como posso te ajudar?