Educação pela paz
By Cláudio

Educação pela paz

Compartilhe

Ficamos estarrecidos com as imagens dos terroristas do Estado Islâmico treinando crianças para manusear uma arma de fogo, uma bomba. Achamos isto um absurdo tirar a inocência das crianças e começar a prepara-las para a guerra.

Nós sabemos que o processo de dominação de um povo é através da ideologia, ou seja, “entrar na mente das pessoas” com crenças e valores, além é claro, construir a formação de hábitos de acordo com o interesse do líder.

Diante desta lógica, trazendo esta reflexão para a nossa realidade, podemos afirmar sem sombra de dúvidas, que estamos vivenciando uma espécie de “doutrinamento” das nossas crianças e adolescentes. Quando seres em formação são expostos a tantas horas de violência através da TV, da internet e dos videogames, nós estamos cultivando a violência e a cultura da guerra.

A mente dominada pelo sentimento de conflito e de guerra vai se manifestar na juventude e na idade adulta com violência. Acredito que muitas agressões de alunos e filhos aos seus pais e educadores nos dias de hoje tem sua origem nesta cultura da violência.

É preciso com urgência repensar esta educação. Diminuir o tempo de exposição aos videogames, selecionar jogos mais educativos, monitorar o acesso da internet e estar atendo a programação da TV.

Portanto, temos que evoluir para a educação pela paz. Recusar filmes, novelas, videogames e sites violentos é o primeiro passo. O segundo é escolher algo melhor que promova a paz.

NÃO SE CONSTRÓI A PAZ COM ARMAS.

  • No Comments
  • Novembro 30, 2018

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

× Como posso te ajudar?