A característica principal dos ditados populares é a sua capacidade de passar uma mensagem de geração para geração. Normalmente elas são providas de muita sabedoria, experiência e observações dos mais antigos. Este ditado é um convite a refletir sobre o processo de educação dentro do nosso lar. Desde os costumes simples como arrumar a cama, escovar os dentes, fazer orações em família, guardar as roupas limpas e colocar as roupas sujas no varal, até as mais complexas como os valores culturais da família estão aqui colocadas.
É importante frisar que este ditado nos mostra a importância da família na formação do caráter e na personalidade da criança e do adolescente. É fácil perceber porque a família é a célula da sociedade. É no seio dela que um bebê se torna gente, ou seja, é introduzido nos princípios da cultura na qual esta inserida.
Desta maneira não é exagero afirmar que se as famílias vão bem a sociedade tende a estar bem também. Todos os problemas da humanidade têm como pano de fundo a deterioração dos valores familiares. Se no lar o costume é brigas constantes, desentendimentos, ganância, egoísmo e consumismo, as chances dos nossos filhos possuírem estes valores são enormes e, com certeza, muitos problemas terão na rua.
Portanto é imprescindível para a evolução da civilização os resgates dos valores morais mais solidários e espiritualizados dentro dos nossos lares, afinal, é o costume de casa que sai na rua.