Como ajudar quem não quer ser ajudado
By Cláudio

Como ajudar quem não quer ser ajudado

Compartilhe

Uma pessoa que não quer ser ajudada é uma pessoa cheia de dor. Ela está profundamente afundada em sua própria dor, tão afundada que se acostumou a estar lá e não quer sair.

Sua identificação com seu “eu físico-mental-emocional” (ego) é tão grande e tão forte que ele não consegue ver além dele… ele não sabe como ver além dele.
Essa pessoa tem uma grande falta de autoestima e confiança.

Quando alguém não se ama, é muito difícil ajudá-lo e ainda mais quando ele não confia… Ele está totalmente fechado em si mesmo, em sua própria dor, que precisa se alimentar de mais dor… é muito difícil sair de lá, mas tem como ajudar ele:

O que essa pessoa está realmente pedindo é amor… ela está pedindo para ser amada, respeitada, valorizada… já que sua própria baixa autoestima e sua ignorância de sua verdadeira essência são as causas de sua “doença “.
Mas não podemos dizer-lhe que ela não se ama, que está afundada em sua dor, que não se conhece, porque não entende, e não entendendo, ela se fecharia ainda mais em sua própria dor.

Portanto, para ajudá-la, devemos fazer o seguinte:

Se depois de perguntar se ela quer ajuda, ela responde “não” várias vezes, tudo o que temos a fazer é parar de insistir… deixá-la… Então será nossa atitude e o trabalho que vamos fazer para ajudar isso pessoa.
Com nossa própria energia e vibração, poderemos ajudá-la.
Devemos sempre ser muito respeitosos com ela; fale docemente, com carinho e respeito. Nunca toque no assunto que ela é ruim, que ela precisa de ajuda, etc… nunca fale sobre as negatividades.
Toda vez que estamos com essa pessoa, simplesmente temos que permanecer em silêncio, com um estado de presença, de não-mente. A paz que vem do estado de presença é o que ela precisa… paz… tranquilidade… calma…

Depois de um tempo, essa pessoa verá paz e calma em nós, e isso lhe dará confiança. Ao ter mais confiança, seu coração se abrirá pouco a pouco…, mas devemos continuar calados, em estado de presença. E se tivermos que dizer alguma coisa, sempre com muito respeito e gentileza… o amor cura.

Pode levar muito tempo para a pessoa se abrir para nós e confiar plenamente, isso depende da pessoa, mas quando chegar a hora de ela se abrir para nós, estaremos dispostos a ouvi-la.

Na fase de escuta, temos que estar muito preparados, pois a pessoa vai tirar toda a sua dor… Ela pode descontar na forma de raiva, ou culpar você, ou na forma de orgulho negativo, é isso que confiança é. Haverá momentos em que ela irá atacá-lo, ofendê-lo e gritar com você, mas você saberá que não é ela que está falando, mas sua própria dor, então você continua presente e ouvindo.

Mais tarde, a pessoa pode perceber toda a dor interior, ou não, mas em ambos os casos já haverá um bom relacionamento entre você e ela.
O processo de cura é longo e requer muita presença, pois é a sua própria energia (vibração) que está curando a outra pessoa…. é a sua própria paz interior, o seu amor…
Você deve ser muito forte para não se deixar levar pela dor dele, pois a energia dele tenderá a te levar “para baixo”, em direção à dor dele…

Essa experiência é tão positiva para a pessoa que está sofrendo quanto para você, é um aprendizado, um “teste espiritual” que lhe permite estar mais presente, mais consciente e, portanto, alcançar estados mais elevados de consciência.

Por @despertarodivino

  • No Comments
  • Agosto 5, 2022
× Como posso te ajudar?