As consequências dos limites de higiene
By Cláudio

As consequências dos limites de higiene

Compartilhe

Assim como os outros limites é comum o dependente de drogas,  adolescentes e jovens em geral testarem este limite. A recusa de muitas tarefas é comum no início, afinal, ninguém quer perder a majestade. Diante desta realidade os pais muitas vezes desistem de colocar estes limites e se sentem frustrados e sem forças para sustentar as consequências tão necessárias para a educação dos seus filhos.

Para orientá-los nesta árdua tarefa este texto vai sugerir algumas consequências possíveis para os pais ou demais familiares colocarem em prática. É óbvio que a família deve analisar bem se já esta preparada para estabelecê-las. A criatividade da família também pode ajudar no estabelecimento de consequências mais eficazes. Baseado no texto anterior vai aqui minhas dicas:

  • – Limpeza das roupas e calçados: Ao ser colocado este limite e a pessoa recusa fazê-lo, os familiares não devem assumir esta responsabilidade. A roupa suja vai acumulando até ele não ter mais roupa limpa para vestir. Se ele começar a fazer uso das roupas sujas é necessário endurecer mais ainda o jogo. Comece a doar as roupas para outras pessoas, bazar ou ONGs. Avise a ele com antecedência que vai começar a fazer isto;
  • – Limpeza do quarto: Não faça mais isto e nem deixe a empregada fazer. Se o quarto dele bagunçado começar a te incomodar está é a hora de tomar medidas mais efetivas como comunica-lo que tudo que estiver fora do lugar irá para o famoso “baú da bagunça”. Isto vale também para os demais cômodos da casa. Tudo que tiver fora do lugar será removido a partir de determinado dia
  • – Objetos de higiene pessoal: Não comprar em hipótese alguma aparelhos de barbear, cortar cabelo, shampoo, desodorante, etc. Se ele tem dinheiro para comprar drogas deve ter dinheiro para comprar estes produtos.

Lembrando que todas estas medidas têm como finalidade ensinar seus filhos ou dependentes a se responsabilizarem pelo autocuidado. Isto é muito importante para desenvolver habilidades fundamentais para a aquisição de disciplina, da saúde, da sobriedade e para a busca de autonomia para um dia estarem preparados para a vida. Além de tudo isto, este limite vai proporcionar um “alívio” para os codependentes e é o primeiro passo para alcançarmos a cooperação familiar. Vale a pena tentar.

  • No Comments
  • Dezembro 6, 2019

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

× Como posso te ajudar?