• Fale Conosco
  • 31 99206-2492
  • contato@jornalcriartvida.com.br
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Live (Transmissão Ao vivo)
  • Home
  • Dependência Química
    • Drogas
      • Alucinógenas
      • Depressoras
      • Estimulantes
      • Inalantes
      • Outros
    • Prevenção e Tratamento
  • Psicologia
    • Saúde
    • Preparando seus filhos para a vida
    • Para refletir
    • Ditados populares
    • Histórias para crescer
  • Vivência
  • Edições
  • Colaboradores
  • Contato
  • Áudio e Vídeo
    • Podcast
    • Vídeos
  • Loja
  • Cartilhas
0

Pardal ou canário belga?

  • Home
  • Para refletir
  • Pardal ou canário belga?
O fogo que nos transforma
5 de julho de 2018
Razão, estação e vida
12 de outubro de 2018

Pardal ou canário belga?

21 de setembro de 2018

Num sábado pela manhã, me encontrava na varanda de minha casa. Tomava meu café da manhã com o espírito introspectivo, refletindo sobre a minha vida.

Com 25 anos na época, trabalhando como empregado de uma grande empresa, situação financeira resolvida, estabilidade, carro, apartamento, status e me sentia infeliz. O trabalho que executava na área técnica de engenharia, não satisfazia o meu espírito; estava faltando algo que não sabia o que era, quando… um pardal, se aventurou num vôo rasante e pousou pertinho de mim, em cima da mesa, em busca d migalhas de pão espalhadas. Fiquei a observar aquele frágil pássaro colocando em risco a sua vida para viver.

Neste mesmo instante, um canário belga na gaiola disparava a cantar, fiquei viajando naqueles dois estilos de vida: enquanto o pardal buscava o seu alimento de forma tão perigosa, o canário belga não precisava fazer nenhum esforço para se alimentar. Precisava apenas cantar para o dono.

Em compensação, o pardal possuía toda a liberdade para voar, conhecer vários lugares e se aventurar na vida, vivendo plenamente. O canário belga, preso em sua gaiola, perdeu até a sua capacidade inata de voar, sua vida restrita, monótona, sem vida… vivendo a ilusão de uma segurança do sustento seguro.

Fiquei a a imaginar que tipo de vida estava levando. Me senti como o canário belga, preso na “gaiola” de um emprego só por interesse financeiro. Pensei na minha vida. Que tipo de vida gostaria de viver? E, apesar dos perigos, decidi ter a liberdade do pardal. Decidi aventurar-me na experiência da vida, correr os meus riscos e ir em busca do meu ideal.

Um trabalho, seja como empregado ou como patrão, só tem sentido se vier acompanhado desta liberdade. Só assim seremos capazes de dedicar de corpo e alma sem se sentir escravo, sem sentir aquela sensação desagradável do final das tardes de domingo, imaginando a chegada da segunda-feira, sem ficar sonhando com o próximo feriado…

Se você se encontra nesta situação, pense bem se vale a pena tanto sacrifício. Se chegar à conclusão que não, procure um novo emprego, um novo trabalho, se aventure na vida acreditando no seu potencial e na sua capacidade de superar limites. Com certeza você vai conhecer o verdadeiro sucesso: ser feliz.

Share
0

Artigos relacionados

12 de março de 2021

Carpe diem – Aproveite o momento


Leia mais

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This template supports the sidebar's widgets. Add one or use Full Width layout.
JornalCriart Vida O Jornal da Sobriedade

Jornal Criart Vida

Prevenção e recuperação de dependentes de álcool e outras drogas. psicologia e histórias para crescer.

Últimos comentários

  • 18 de dezembro de 2020

    Cláudio Nogueira Filtrar por O ciclo da codependência

  • 15 de outubro de 2020

    Daniel Filtrar por Culpa: o maior obstáculo no tratamento

Últimos posts

  • O Macaco e o peixinho
    2 de abril de 2021
  • Os Dez erros do DQ – Parte01
    27 de março de 2021
  • Carpe diem – Aproveite o momento
    12 de março de 2021
Todos os direitos são reservados a Cláudio Martins Psicólogo. Desenvolvido por SAAD Soluções @2020
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Live (Transmissão Ao vivo)
0