O palhaço
By Cláudio

O palhaço

Compartilhe

Num certo circo no interior havia um palhaço muito vaidoso. O seu talento era tanto que as pessoas lotavam as arquibancadas para darem risadas de suas palhaçadas. O seu sucesso começou a subir à sua cabeça e, em pouco tempo, ele começou a vacilar nas suas apresentações. Descuidava de sua maquiagem, de suas roupas, de passar com o texto com esmero como sempre fazia.
Várias vezes chegou atrasado para as apresentações, atrapalhando todo o roteiro do diretor. Não demorou muito para seus superiores chamarem a atenção dele. Infelizmente, todas as tentativas eram em vão, afinal, o vaidoso palhaço se sentia o melhor de todos. Sua arrogância era tamanha que não assumia seus erros e sempre tinha um desculpa plausível para os mesmos.
As consequências da queda do desempenho da maior estrela do circo eram percebidas na bilheteria. Cada dia o número de expectadores era menor. O palhaço sentia a tristeza das arquibancadas vazias e o seu encanto se perdendo sem os aplausos do seu público. Os diretores não sabiam mais o que fazer e deram o ultimato ao nobre palhaço:
_ Não sabemos o que está acontecendo com você. Ou você abre o jogo com a gente para ver se podemos te ajudar ou teremos que demiti-lo.
Com uma lágrima correndo dos seus olhos, o palhaço falou:
– Não sei o que está acontecendo comigo. Estou triste e…
Incentivado pelo diretor ele completou a frase:
– Estou usando drogas e acho que estou perdendo o controle deste uso.
Todos ficaram abalados no primeiro momento até que a psicóloga do circo tomou a iniciativa e disse:
– Você quer nossa ajuda?
No primeiro momento ele falou que não precisava e que ia dar um jeito na vida dele. Que tudo aquilo não ia acontecer mais.
O diretor foi taxativo:
– Se quiser ajuda estamos do seu lado, do contrário teremos que demiti-lo. O que você decide?
O palhaço optou pelo tratamento e foi encaminhado para um grupo de apoio, um psicólogo e depois para uma comunidade terapêutica onde voltou a ter a alegria de viver. Nada mais emocionante do dia em que ele subiu no picadeiro pela primeira vez após a internação:
– “Respeitável público!!!!!!”
O vaidoso palhaço tinha se tornado o mais humilde dos seres humanos, retornando a alegria de viver fazendo sua plateia explodir de alegria e gargalhadas. Os problemas financeiros do circo foram resolvidos e a prosperidade voltou a rotina de todos.
Claúdio Martins Nogueira – Psicólogo Clínico

  • No Comments
  • Novembro 18, 2021
× Como posso te ajudar?