Grupo Whatsapp “O aeroporto do codependente”
By Cláudio

Grupo Whatsapp “O aeroporto do codependente”

Compartilhe

De todas as analogias que eu criei para tentar explicar a relação do dependente químico com seus familiares codependentes sem sombra de dúvida esta é a melhor. Certa vez fui convidado a dar uma palestra no grupo do Amor Exigente do bairro Barroca com o tema “Codependência, a doença da família”. Como de sempre, em um determinado momento contei esta analogia.

Passado algum tempo, fui visitar este grupo e participar da reunião, quando me deparei com um casal que, sensibilizado com esta analogia, tomou a iniciativa de montar um grupo no Whatsapp com o nome desta analogia: “Grupo Aeroporto do Codependente”. Neste grupo as famílias trocam ideias, apoio, alegria e sofrimento. Fiquei muito emocionado e surpreso com esta iniciativa e tive a sensação de que minha mensagem está chegando no coração das pessoas.

Para as pessoas que ainda não conhecem esta analogia, eu comparo o avião com o dependente de drogas. Por maior e mais poderoso que seja um avião ele uma hora vai ter que retornar ao aeroporto (a família). Quando o aeroporto é codependente, o dependente usa a família para continuar usando drogas. Quando o dinheiro acaba, a festa acaba e o cansaço chega, o “avião” volta para sua casa. Vai dormir, comer e descansar para depois pegar voo novamente.

Precisamos fechar o “aeroporto do codependente” e abrir o “aeroporto do tratamento”. Só assim resolveremos este problema tão grave que assola as nossas famílias e a sociedade como um todo. Para a gente conseguir isto nós precisamos de nos tratar nos grupos de apoio e com profissionais com experiência nesta área.

  • 10 Comments
  • Setembro 21, 2018

Comments

  1. Iara Marcia
    Outubro 15, 2019

    Boa noite!! Sem sombra de dúvida essa analogia tem me mantido sobria qto as atitudes a tomar com a minha filha dependente de drogas. Me dá um resumo das atitudes assertivas a serem tomadas. Qdo me vejo meio apreensiva recorro a esta instrução. Simplesmente maravilho. Obrigada.

    1. Eliane Aparecida Prado de Souza
      Março 31, 2020

      Boa tarde! Gostaria de saber se é possível participar desse grupo.

      1. SAAD Soluções
        Abril 1, 2020

        Olá Eliane, claro que pode. Entre em contato comigo no meu celular (31) 99206-2492 que te explico melhor como funcionar este grupo nosso de apoio a familiares e dependentes.
        Um abraço

  2. Isabelle Carolina Santos da silva
    Março 29, 2020

    Como entrar no grupo?

    1. Cláudio Martins Nogueira
      Março 29, 2020

      Isabelle, boa tarde. Entre em contato comigo no meu celular (31) 99206-2492 que te adiciono no grupo nosso de apoio a familiares e dependentes.
      Um abraço

      1. Neiva Carla
        Setembro 29, 2020

        Gostaria de participar do grupo

  3. Rosely Macedo de souza
    Junho 6, 2020

    Gostaria muito de participa

    1. Cláudio Martins Nogueira
      Julho 11, 2020

      Entre em contato comigo no tel (31) 992062492 que te adiciono. Obrigado pela participação.

  4. Maria
    Novembro 14, 2023

    00

    1. Cláudio
      Novembro 27, 2023

      Gostou deste artigo Maria

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

× Como posso te ajudar?